Recursos Visuais para BI

Vimos anteriormente que para termos uma solução de BI devemos ter um DW, um processo de ETL e cubos OLAP para garantir que as informações estratégicas estejam armazenadas de forma a serem consultadas (com velocidade e consistência) pelos usuários do sistema.

Neste artigo vamos falar exatamente de como os dados serão apresentados aos usuários, ou seja, quais os recursos visuais podemos disponibilizar para que o cliente desta solução possa não apenas consultar, mas receber informações de forma clara e objetiva.

Os recursos visuais em soluções de BI são:

Visualizadores OLAP

Responsáveis por disponibilizar as dimensões e medidas dos cubos em forma de células que podem ser cruzadas para se obter determinadas informações. Sua utilização se assemelha às tabelas dinâmicas do Excel. Ao resultado do cruzamento de informações se dá o nome de visões ou análises.

Relatórios

Utilizados para gerar informações estáticas “ad-hoc” podendo acessar os cubos ou diretamente as tabelas  do modelo. Geralmente utilizados para compor “books” de informações gerenciais.

Painéis (Dash Boards)

Largamente utilizados no ambiente de BI os painéis são o supra-sumo da disponibilização da informação. Geralmente são compostos por gráficos e tabelas que além de passarem o conhecimento do dado em uma primeira visualização, geram uma experiência agradável sobre a utilização do sistema.

KPIs

KPI do inglês Key Performance Indicator – Indicador-chave de desempenho, não são bem um recurso visual, mas sim ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo. Porém esses indicadores são mostrados, geralmente através dos painéis com gráficos que geralmente mostram 3 estágios para que seja visualizada a “saúde” deste indicador. Ex.: um velocímetro onde 3 áreas são pintadas de cores distintas (vermelho, amarelo e verde) , onde vermelho indica que o valor está abaixo do esperado, amarelo significa aceitável e verde indica que o objetivo foi alcançado.

 

A definição desses intervalos entre valores para cada indicador é um processo a parte. Todo KPI deve ser construído de forma individual, porém podem ser apresentados num mesmo painel.

 

Por hoje é só pessoal, esperam que tenham gostado! 🙂

Sucesso!!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *