Descubra como a Body Shop está revolucionando a indústria de TI

A presença de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) qualificados não é uma realidade restrita às grandes corporações. Por meio da prática de Body Shop, qualquer empresa, independente do porte, pode contar com os serviços de especialistas para o atendimento de demandas e o desenvolvimento de soluções internas.

A Body Shop traz uma série de vantagens para as empresas, como a redução de custos e o atendimento personalizado, mas também implica desafios. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

A expressão Body Shop é usada quando uma empresa terceiriza profissionais de TI para a atuação em outra organização que demanda o trabalho na área. A prática é comum, sobretudo, quando é necessário preencher lacunas na equipe ou lidar com picos na realização de projetos.

A alocação do profissional é feita de forma personalizada, a partir da identificação de suas habilidades com a proposta do projeto. É uma alternativa adotada por pequenas, médias e grandes empresas.

Principais Características da Body Shop em TI:

Para entender como funciona a Body Shop em TI, confira as principais características dessa dinâmica:

Terceirização de Profissionais

A Body Shop consiste na terceirização de profissionais de TI que apresentem o perfil compatível com a demanda apresentada pela empresa contratante. Isso pode incluir desenvolvedores, analistas de sistemas, arquitetos de software, especialistas em segurança cibernética, entre outros.

Flexibilidade e Agilidade

As empresas podem utilizar a Body Shop para ter à disposição habilidades específicas, apenas quando necessário. A dinâmica proporciona flexibilidade e agilidade, pois permite uma adaptação rápida às alterações das demandas do projeto.

Otimização de Custos

Esta é uma das principais características que tornam a Body Shop em TI atrativa. A contratação mediante demandas específicas elimina os custos com processos de recrutamento e seleção. Também evita os encargos associados à contratação de funcionários em tempo integral.

Especialização Técnica

As empresas que oferecem serviços de Body Shop tendem a contar com uma ampla rede de profissionais, altamente qualificados, em diversas áreas de TI, o que facilita o acesso da organização-cliente ao trabalho de especialistas com conhecimento técnico na área.

Gestão de Recursos Humanos

O trabalho de gestão de Recursos Humanos fica a cargo da empresa de Body Shop, o que inclui a seleção, o treinamento e a administração dos profissionais de TI. Assim, além da redução de custos, as organizações-clientes têm mais tempo para se concentrarem na elaboração de estratégias e na realização das atividades principais.

Contratos Temporários

Os contratos realizados por meio da Body Shop são temporários e flexíveis, permitindo que a empresa-cliente ajuste seus recursos conforme as necessidades do projeto.

Desafios da Body Shop em TI

A prática de Body Shop também reserva desafios, entre os quais, podemos destacar:

Comunicação e Integração

Promover a integração entre profissionais terceirizados e as equipes internas pode ser uma tarefa desafiadora. Ciente da possibilidade desse obstáculo, a empresa-cliente deve investir em uma comunicação clara e objetiva a fim de evitar ruídos e falhas. Também é necessária uma gestão capaz de coordenar os projetos de forma eficiente e colaborativa.

Garantia de Qualidade

Os profissionais terceirizados devem manter o mesmo padrão de qualidade que a organização-cliente exige da sua equipe interna. Essa avaliação deve ser feita não só com relação às entregas, mas também, é preciso assegurar que o trabalho tenha sido desenvolvido seguindo os valores e a cultura organizacional.

Segurança da Informação

Os cuidados com a segurança da informação devem ser ainda mais rigorosos, sobretudo, nos projetos que envolvem dados sensíveis, já que a Body Shop em TI oportuniza que profissionais externos participem da rotina da empresa de tempos em tempos. Por isso, a importância de pensar em estratégias para garantir a confidencialidade das informações.

Flutuações de Mercado

A disponibilidade de profissionais qualificados para Body Shop pode ser afetada por flutuações do mercado de trabalho, o que pode dificultar o acesso aos especialistas em determinadas localidades.