O que é BI e Qual a sua História?

O que é Business Intelligence?

“Business Intelligence é o processo de transformar dados em informação e através da descoberta transformar informação em conhecimento.” – GartnerGroup.

Business Intelligence pode ser definido como um conjunto de técnicas utilizadas para extrair inteligência a partir de dados sobre um determinado negócio.

Do ponto de vista tecnológico, BI não é uma ferramenta e sim um conceito guarda-chuva que engloba diversas tecnologias tais como Datawhare House, Data Mart, ETL, Visões analíticas, Painéis, KPIs, Simulações, etc.

 

História do BI

Não existe uma data definida ou um ano definido para o “nascimento” do BI. Porém no final dos anos 60 a tecnologia era incerta e uma realidade distante. No final dessa década, a tecnologia se baseava no uso dos cartões perfurados, transistores, mainframes e a linguagem COBOL (Common Business Oriented Language). Poderia parecer deslumbrante, mas essa tecnologia era desconhecida por grande parte das corporações. Mas, na década de 70, a tecnologia avançou com o surgimento das tecnologias de armazenamento e acesso a dados, chamados DASD (Direct Access Storage Device) e SGBD (Sistema Gerenciador de Dados). Essas duas tecnologias permitem uma fonte de dados para todos os processamentos. Com isso, as grandes corporações começaram a olhar um pouco mais para esses recursos e assegurar suas vantagens competitivas no mercado. Na década de 80, é o início da aplicação do termo Business Intelligence (BI) e nesta época as linguagens de programação sofreram evoluções e nasceram o CLIPPER e o PASCAL.

A tecnologia foi avançando até chegar aos anos 90, onde as grandes corporações contavam somente com os Centros de Informações (CI) e Centro de Processamento de Dados (CPD). Por mais que mantivessem os dados armazenados, ofereciam pouquíssima disponibilidade de informação. Mesmo assim, os CI’s supriam as necessidades dos executivos e os detentores das tomadas de decisão fornecendo as informações gerenciais necessárias. Com todos esses aspectos, o mercado passou a se comportar de uma forma mais complexa e a tecnologia da informação começou a avançar nas ferramentas de software, fornecendo assim informações mais precisas. Por conta desse progresso e avanço tecnológico do armazenamento de dados, em 1992 e/ou 1993 surgiu uma grande base de dados, que é um dos principais componentes do BI: o Data Warehouse.

Com esses avanços tecnológicos abordados acima, as empresas começaram a se interessar mais pelas soluções de BI e o grande passo foi em 1996, quando o conceito foi difundido como um processo de evolução dos Executive Information System (EIS), sistema esse criado no final da década de 70, pelos pesquisadores do Massachusets Institute of Tecnlogy – USA (MIT).

O EIS surgiu na década de 70 com o objetivo de aumentar a eficiência do fluxo de informações dos negócios e agilizar o processo de decisão. Essas informações estão localizadas em um banco de dados. O EIS, grosso modo, permite o acesso amigável a essas informações eletronicamente, sempre apresentadas de forma clara e atraente. Por conta disso, ele oferece ao usuário, em um curto espaço de tempo, uma visão gerencial da organização, mostrando como funcionam os processos e como se relacionam com o mundo externo (clientes e fornecedores).

Com o passar do tempo, já na década de 2000, várias ferramentas foram surgindo no mercado como o Decision Support System (DSS), Planilhas Eletrônicas, Data Marts, Data Mining, Ferramentas On-Line Analytical Processing (OLAP), entre outras. Cada ferramenta dessas com o mesmo objetivo: dinamizar a capacidade das tomadas de decisão, redefinir a estratégia de relacionamento com os clientes, promover agilidade comercial, etc. Cada ferramenta se adequava à necessidade de uma empresa ou cliente.

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