Cubo: Uma estrutura de dados que agrega as medidas pelos níveis e hierarquias de cada uma das dimensões. Os cubos combinam várias dimensões (como tempo, geografia e produtos) com dados resumidos (como os números de vendas ou de clientes).
São dados materializados, em alguns casos e é o meio que nos possibilita análise multidimensionais.
Dimensão: Um conjunto de uma ou mais hierarquias de nível organizadas num cubo que os usuários compreendem e utilizam como a base da análise de dados. Por exemplo, uma dimensão geográfica poderá incluir níveis para País/Região, Distrito/Província e Cidade. As Dimensões são diferentes perspectivas (campos categóricos) Ex: Secretaria, Cargo, Sexo, Turno, Área, etc.
Hierarquia: Uma estrutura em árvore lógica que organiza os membros de uma dimensão, de forma a que cada membro tenha um membro ascendente e zero ou mais membros descendentes.
Nível: Numa hierarquia, os dados podem ser organizados em níveis de detalhe (granularidade) superiores e inferiores, como, por exemplo, níveis de Ano, Trimestre, Mês e Dia numa hierarquia de Tempo.
Medidas: São campos não categóricos, que expressam quantidades ou valores. Ex: Vantagens, Descontos, Pagamentos, Despesa, Quantidade itens solicitados, etc.
Pingback: Desbravando o Big Data: o que é Data Mining? - Portal TD | Tudo sobre Transformação Digital em um único lugar
Muito bom