PM Canvas – Uma Solução para Gestão

Gerenciar projetos atualmente é uma tarefa muito mais complexa do que já foi um dia. Há várias interfaces em um ambiente volátil e de alta velocidade de mudanças. Meus amigos gerentes de projetos sabem como é difícil sobreviver neste cenário.

Neste sentido, utilizar grandes planos detalhados de projetos não é algo eficiente. Poucos stakeholders terão tempo e interesse para ler esses documentos. Como uma forma de garantir o foco e o interesse, surgiram propostas de simplificação e fazendo o uso de aspectos visuais, construindo a ideia do projeto de um modo participativo e interativo.

Um dos modelos que realmente trazem ótimos resultados práticos na minha opinião é Project Model Canvas ou apenas PM Canvas.

Project Model Canvas
Project Model Canvas

“O Project Model Canvas é uma metodologia robusta de gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia.

Ela é ideal para ambientes  que querem aprimorar sua capacidade de planejamento mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam.

O Project Model Canvas concentra-se no essencial, a alma do projeto e permite com que os stakeholders participem da concepção do plano.” (fote: http://www.pmcanvas.com.br/)

A palavra de ordem aqui é “SIMPLIFIQUE”. Neste modelo temos uma ampla visão do projeto em apenas uma página e é o documento de partida para vários outros documentos essenciais ao gerenciamento de qualquer projeto.

pm-canvas-2

Para saber mais acesse http://www.pmcanvas.com.br/

Outras informações sobre essa metodologia você encontrará nos próximos posts 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *